DIGITAL OCEAN VPS A UM CUSTO ACESSÍVEL

Recentemente tenho visto um grande número de pessoas pedindo recomendações em grupos de desenvolvimento web, de um bom serviço para hospedar seus projetos. E após nove meses utilizando os serviços da DigitalOcean trago os principais pontos a serem considerados em relação ao serviço.
A Digital Ocean é uma empresa americana que disponibiliza servidores Cloud a um preço muito atrativo, variando entre os planos simples de $5 a $80 dólares e planos de alto tráfego de $160 a $640 dólares.

Todos os planos na DigitalOcean incluem SSD, e a possibilidade se selecionar um entre os 6 Datacenters disponíveis,  Durante este período venho utilizando o plano básico de $5 dólares, o qual me disponibiliza as seguintes características:

  • 512MB de RAM
  • 20GB SSD
  • 1TB de transferência
  • Um núcleo de processamento

GERENCIAR DROPLETS NA DIGITALOCEAN

O ponto que mais me chamou atenção na DigitalOcean é sem duvidas a facilidade em criar os Droplets (como são chamados os servidores virtuais), basta dar um nome, selecionar o plano, Datacenter, a distribuição linux desejada e em cerca de um minuto você tem um Droplet rodando, pronto para iniciar a configuração. Lembrando que por se tratar de um VPS, toda a configuração do Droplet deverá ser feita manualmente pelo cliente.

Um outro ponto que também deve ser destacado é o painel oferecido pela empresa, que oferece funções bem interessantes, sendo as que considero mais importantes são: Snapshots permite criar um snapshot do Droplet e restaurar futuramente ou criar um novo a partir deste, Gerenciamento de DNS e uma funcionalidade que foi acrescentada recentemente é possibilidade de convidar outros usuários a acessar e gerenciar a conta, sem compartilhar seu login e informações de pagamento, o que é ideal para empresas por exemplo.

DOCUMENTAÇÃO

De fato será um pouco complicado configurar um Droplet se você não possui muitos conhecimentos relacionados a administração de sistemas Linux e redes, mas existe uma seção no site da Digital Ocean repleta de artigos com passo a passo para auxiliar na configuração do seu Droplet e resolução de problemas, sendo que alguns estão disponíveis em português. Caso não encontre uma solução nos artigos publicados, você poderá postar uma pergunta onde outros usuário poderão auxilia-lo.

Este sem duvidas é um serviço que em momento algum deixou a desejar, inclusive quando precisei entrar em contato com o suporte somente em inglês, particularmente não considero isso um ponto negativo o problema foi resolvido rapidamente.

JÁ UTILIZOU A DIGITAL OCEAN? COMPARTILHE SUA OPINIÃO SOBRE O SERVIÇO.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *